domingo, 31 de julho de 2011

Ficha técnica de Moda

Boa noite pessoal!

Como eu gosto bastante da área técnica, decidi dedicar um post a esta área, abordando o tema ficha técnica de produto.
A ficha técnica serve para instruir o pessoal que vai produzir o produto – seja ele um acessório, uma peça de roupa, um sapato, etc. Ela é composta de várias informações técnicas (como o próprio nome já diz), para que em todos os setores pelos quais o produto passa durante a fabricação, todas as etapas sejam executadas corretamente, de acordo com o que foi estipulado durante a criação do produto e desenvolvimento do protótipo.
No desenvolvimento de produtos como peças de roupa, o cuidado é ainda mais minucioso. Por exemplo: em uma empresa onde trabalhei com ficha técnica – tomava conta das fichas técnicas de estamparia e também do setor de costura. É destas duas áreas que falo a seguir.
Para controle de qualidade de estamparia, após definida a coleção e as peças que serão estampadas, é feita uma bandeira para cada estampa e cada estampa tem sua própria ficha técnica, contendo variantes da cor do tecido e das cores da estampa e além disso, havia o desenho técnico da peça com a estampa para localizar exatamente onde a peça deveria ser estampada.
Já na ficha técnica da costura, havia o desenho técnico da peça com informações como cor de fio, variantes da cor do tecido para a peça. Na própria peça eram puxadas setas para indicar algumas outras informações como posicionamento de etiqueta, tipo de etiqueta, tipos de costura e se a peça era estampa também continha o desenho da estampa no desenho técnico da peça. A partir destas informações as costureiras e o controle de qualidade possuíam todas as informações necessárias para a fabricação correta da peça.
Segue uma ficha técnica de moda básica que fiz com base no meu trabalho nesta empresa. Porém, não é uma ficha completa. É um modelo para que possam aproveitar e utilizar não só para peças de moda, mas adaptá-la para utilizar na fabricação de vários outros tipos de produto. Ela pode ser utilizada assim mesmo ou aprimorada de acordo com as necessidades da empresa. Esta ficha eu fiz no Corel X4, mas ela pode ser feita também no Illustrator ou qualquer outro tipo de programa vetorial. Fiz no corel porque acho ele mais prático para executar esse tipo de coisa (Já para ilustração prefiro o Illustrator mesmo, pois acho ele um programa mais completo).

Modelo de ficha técnica para o setor de Costura.


Bom, o que eu tinha pra falar hoje era isso. Espero que possam aproveitar as informações  :)
Beijo e bom início de semana! Com chuva :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário